O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), avaliou que o Supremo Tribunal Federal (STF) deixou de atuar apenas em julgamentos técnicos e passou a adotar uma postura de humilhação aos réus em suas decisões. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8), durante encontro internacional do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), realizado em Washington, nos Estados Unidos, nesta semana.
“Eu sou de uma época (…) em que o Supremo dizia se uma coisa era constitucional ou se não era constitucional, se era crime ou se não era crime. Hoje você não basta condenar, na visão que se tem do Supremo hoje, que é condenar e é humilhar também. A descondenação do Lula foi um passo claro do Supremo buscando um candidato que pudesse competir com o Bolsonaro”, afirmou o governando.
Ibaneis defendeu a necessidade de discutir um amplo projeto de anistia para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros acusados. Ele afirmou que a Lei da Anistia de 1979, foi fundamental para pacificar o Brasil. Segundo o governador, iniciativas semelhantes podem ajudar a estabilizar o país em meio a polarizações recentes.
Ibaneis Rocha também manifestou apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), em uma possível candidatura à Presidência em 2026. O governador do DF destacou a experiência de Tarcísio, tanto como ministro quanto na administração pública em diferentes governos. “Ele é uma pessoa extremamente ponderada e na hora certa ele vai fazer o diálogo com todas as instituições”, afirmou.
FonteGazeta do Povo